Anton "Suitbert" Hellinger conhecido simplesmente como Bert Hellinger, foi um auto intitulado "psicoterapeuta" alemão, não tendo nenhuma formação na área de psicologia, e fundamentador das Constelações Familiares, método considerado ainda hoje uma pseudociência
Bert Hellinger nasceu em 16 de dezembro de 1925, em Leimen, Alemanha. Nascido em uma família católia, aos 10 anos foi enviado para a Monastério Católico escolar para estudar. Mais tarde, foi ordenado e seguiu para África como missionário.
Em 1942 foi para a guerra, onde acabou prisioneiro na Bélgica, em um campo de concentração. Conseguiu escapar e retornou para Alemanha, onde entrou na ordem dos Jesuítas. Dentro deste caminho, foi enviado para Àfrica para trabalhar como missionário nas tribos Zulus.
Permaneceu na África por 16 anos. Lá, também estudou na Universidade da Àfrica do Sul onde se formou em Educação. Durante este tempo, chegou a ser o administrador responsável por mais de 150 escolas da diocese.
Nos anos 60, entrou em contato com grupos de estudos onde começou a perceber a fenomenologia como fonte de conhecimento. Neste período ele saiu do seu trabalho como missionário e como padre.
Nos começo dos anos 70, estudou psicanálise em Viena, completando os estudos dessa vertente em Munique.
Em 73, foi para os EUA estudar com Arthur Janov a Terapia Primal. Também encontrou em Eric Berne e sua Análise Transacional algumas bases que mais tarde serviriam para o insight da Constelação Familiar.
Aos 70 anos, ainda não havia escrito nenhum dos livros que conhecemos hoje. Então, por um convite de Gunthard Weber, psiquiatra alemão, gravou e transcreveu uma série de workshops que se tornou seu primeiro livro.
LIVROS DE BERT HELLINGER
Ano de edição original, Nome do livro, Ano de edição no Brasil e Editora.
-
1996 Constelações familiares; 2007; Cultrix
-
1996 No Centro sentimos leveza; 2004; Cultrix
-
1998 A simetria oculta do amor; 1999; Cultrix
-
1999 O Essencial é simples; 2006 Atman
-
2001 Ordens do amor; 2003; Cultrix
-
2001 Para que o amor dê certo; 2004; Cultrix
-
2002 A fonte não precisa perguntar pelo caminho; 2012; Atman
-
2002 Amor a segunda vista; 2011; Atman
-
2003 A paz começa na alma; 2016; Atman
-
2003 Ordens da ajuda; 2005; Atman
-
2004 O outro jeito de falar; 2007; Atman
-
2004 Desatando os laços do destino; 2006; Cultrix
-
2004 Liberados somos concluídos; 2012; Atman
-
2005 Um lugar para os excluídos; 2016; Atman
-
2005 Conflito e paz - Uma resposta; 2007; Cultrix
-
2006 Histórias de amor; 2010; Atman
-
2008 O amor do espírito; 2015; Atman
-
2010 Leis sistêmicas - na assessoria empresarial; 2014; Atman
-
2010 Ordens do sucesso - êxito na vida êxito na profissão; 2013; Atman
-
2010 Histórias de sucesso na empresa e no trabalho; 2013; Atman
-
2011 A Cura; Tornar-se saudável, permanecer saudável; 1ª Ed 2011, 4 Ed 2020 Ed. Atman
-
2012 As igrejas e o seu deus; 2015; Atman
-
2013 Olhando para alma das crianças; 2016; Atman
-
2018 Meu trabalho. Minha vida; 2020; Cultrix
FRASES PENSAMENTOS BERT HELLINGER
- Fácil é aquilo que é permitido vir.
- Sem pai, sem vida. Sem pai, sem felicidade.
- Sentimento de culpa é substituto da ação. Quem sente culpa não faz nada. Permanece passivo
- Sábio é aquele que sabe os limites do que pode ou não ser feito.
- Uma pessoa está em paz quando todas as pessoas que pertencem à sua família tem lugar no seu coração.
- As grandes palavras surgem do silêncio.
- Ao parceiro/a : Sinto muito, Por favor e Obrigado
- A paz começa onde cada um de nós pode ser da forma que é.
- Na maioria das vezes, você não precisa de um novo caminho, mas de uma nova forma de caminhar.
- O crescimento interno se realiza quando se dá espaço para algo novo
- Só o imperfeito pode evoluir. O perfeito já se estagnou, cristalizou-se. Portanto, só o imperfeito tem futuro.
- A ânsia por perfeição é, na verdade, uma ânsia pela morte.
- Aquele que não conhece a tua história, tende a repeti-la.
- O que dá e o que recebe, conhece a paz, se o dar e receber forem equivalentes.
- Quem se alegra com os pais, se alegra com a vida.
“Não há um modelo a ser seguido para alcançar a felicidade. Existe a felicidade das crianças, que brincam esquecidas de si mesmas, ou dos apaixonados. Tudo isso é muito bonito. Mas, nesse sentido, realização não é felicidade. É estar em harmonia com a grandeza, mas também com o sofrimento e com a morte. Isso possibilita um reconhecimento profundo, dá peso e serenidade. É algo bem tranquilo. É a felicidade como conquista. E não tem a ver com ficar esquecido. Tem a ver com a força interior.
"Muitas vezes a boa solução é difícil, pois nos faz perder a importância."
"Vou compartilhar o segredo de como eu constelo. Sempre faço só uma constelação. Nela todo o essencial, o decisivo, sai à luz. Um constelador deve de ter claro que: "A felicidade se logra quando primeiro se vai até a mãe."
"A vida que poderia ter sido está escondida na vida que é."
A Grandeza - por Bert Hellinger
Grande é apenas aquele que se sente igual aos outros, pois a maior grandeza que possuímos é aquilo que compartilhamos com todos os seres humanos. Quem sente essa grandeza dentro de si e a reconhece se sabe grande e, ao mesmo tempo, conectado a todos os outros seres humanos. (...) Ele ama os outros na grandeza destes e é amado por eles devido à sua própria grandeza. Por isso, essa grandeza une todos os seres humanos com humildade e amor.
Quem se exalta sobre outros perde a ligação com estes. Ele se retrai deles, e eles por sua vez se retraem. Por isso essa presunção causa solidão e desconfiança. Quem se exalta deve temer que os outros o rejeitem, que esperem secretamente que caia de sua altura presunçosa, até que volte a ser igual aos outros. Sim, ele mesmo espera secretamente por essa queda, porque a própria alma não suporta essa presunção por longo tempo. Ele acaba cometendo erros incompreensíveis a estranhos, mas que estão em harmonia com sua alma. (...)
A verdadeira grandeza é exigente, porém de uma maneira benfazeja, pois do mesmo modo que ela reconhece os outros, espera esse reconhecimento também por parte deles. Essa exigência beneficia a todos. Ela une onde a exigência presunçosa ou a que se recusa à ação grandiosa separa.
Faz parte da grandeza que eu reconheça em mim aquilo que de especial me foi dado e, ao mesmo tempo, aquilo que é especial em cada outro ser humano. Por isso também o especial é algo comum a todos os seres humanos e une, ao invés de separar, porque também o especial está a serviço do todo. Por isso o especial é mesmo, onde parece ser diferente, no todo, igual a qualquer outro
O que está em vida é inacabado. Os mortos são completos. A ânsia por perfeição é, na verdade, na profundeza, uma ânsia pela morte. Para que fiquemos em vida, temos que respeitar o inacabado. Em "A Fonte não precisa perguntar pelo Caminho"
A felicidade é muitas vezes sentida como perigosa porque traz solidão. O mesmo se passa com a solução: é tida como perigosa porque traz solidão. No problema e na infelicidade temos companhia. O problema e a infelicidade se associam a sentimentos de inocência e fidelidade. A solução e a felicidade, ao contrário, estão associadas a sentimentos de traição e culpa. Por isso, a felicidade e a solução só são possíveis quando enfrentamos esse sentimento de culpa Em "Ordens do Amor."
Toda pessoa que lamenta, não quer agir. Todo consolo para alguém que se lamenta apóia a sua não-ação.
"Vou contar uma história. Alguém estava viajando de trem num vagão-leito. Estava no leito debaixo e, em cima, havia alguém que ficava dizendo: "Estou com tanta fome, estou com tanta fome". O passageiro debaixo foi até o vagão restaurante e lhe trouxe algo para comer. Passado algum tempo, o passageiro de cima, começou novamente::"Eu estava com tanta fome, eu estava com tanta fome". Em "Olhando para a alma das crianças".
"Agora fechem novamente os olhos. Olhemos para os olhos de cada pessoa que é intimamente ligada a nós. A cada uma delas dizemos 'Sim'. Esse 'Sim' vem imediatamente a mim a partir de uma outra força, de uma força eterna. Tudo que até agora rejeitamos é iluminado por uma luz que vem de longe, por uma luz que diz a tudo que está em nós: 'Esta luz vem de mim. Tome-a e passe-a adiante'. Em "As Igrejas e o seu Deus".
Algumas pessoas continuam acenando para o velho trem quando o novo já estacionou na plataforma.
As chamadas “ovelhas negras” da família são, na verdade, caçadores natos de caminhos de libertação para a árvore genealógica.
Os membros de uma árvore que não se adaptam às normas ou tradições do sistema familiar, aqueles que desde pequenos procuravam constantemente revolucionar as crenças, indo na contramão dos caminhos marcados pelas tradições familiares, aqueles criticados, julgados e mesmo rejeitados, esses, geralmente são os chamados a libertar a árvore de histórias repetitivas que frustram gerações inteiras.
As “ovelhas negras”, as que não se adaptam, as que gritam rebeldia, cumprem um papel básico dentro de cada sistema familiar, elas reparam, apanham e criam o novo e desabrocham ramos na árvore genealógica.
Graças a estes membros, as nossas árvores renovam as suas raízes. Sua rebeldia é terra fértil, sua loucura é água que nutre, sua teimosia é novo ar, sua paixão é fogo que volta a acender o coração dos ancestrais.
Incontáveis desejos reprimidos, sonhos não realizados, talentos frustrados de nossos ancestrais se manifestam na rebeldia dessas ovelhas negras procurando realizar-se. A árvore genealógica, por inércia quererá continuar a manter o curso castrador e tóxico do seu tronco, o que faz a tarefa das nossas ovelhas um trabalho difícil e conflituoso.
No entanto, quem traria novas flores para a nossa árvore se não fosse por elas? Quem criaria novos ramos? Sem elas, os sonhos não realizados daqueles que sustentam a árvore gerações atrás, morreriam enterrados sob as suas próprias raízes.
Que ninguém te faça duvidar, cuida da tua”raridade” como a flor mais preciosa da tua árvore. Tu és o sonho de todos os teus antepassados
Quem age em harmonia, mesmo que seja contra o que os outros dizem, está bem consigo mesmo.
A vida lhe nega milagres, até que entenda que tudo é um milagre.
A vida encurta seu tempo, para você se apressar em aprender a viver.
"A intuição é sempre repentina, apenas o pensar leva tempo..."
"Se olharmos para nossa família, para os ancestrais vindos de nosso pai e mãe, vemos que por trás de cada um está o seu destino de forma imponente."
"Quando alguém decide curar-se, ele se transforma em uma obra de amor e compaixão, já que não se torna saudável somente a si próprio, mas também a toda a sua linhagem."
"Temos que nos retirar para nos darmos conta de uma união mais profunda. Se soltarmos aquilo que já passou, podemos fechar o círculo; pode surgir espaço onde o velho morre e o novo nasce."
"Toda criança ama seus pais, independentemente de como eles são. As crianças se sentem seguras com alguém que deseja ajudá-las, quando essa pessoa ama e respeita os pais que elas carregam dentro de si."
"A cura segue o mesmo caminho da doença: ela começa no nosso íntimo e passa para o corpo."
"Na sintonia já não existem diferenças. Quem está em sintonia está ligado a tudo. Por conseguinte, está em paz com tudo."
"Isso de amar sem esperar nada em troca, é bonito nos contos de fadas. Mas na vida real, um amor maduro exige um delicado equilíbrio entre dar e receber, pois tudo aquilo que não é mútuo, é tóxico."
"Agradecer significa: Tomar o que me é dado, Segura-lo com respeito nas mãos,
Acolhe-lo dentro de mim, Em meu coração, até que percebo internamente: Agora é uma parte de mim.
Agradecer é também: Aplicar o que me foi dado. E se tornou uma parte de mim, Numa ação que permita a outros alcançar também O que me enriqueceu. Só então o que me foi dado, alcança sua plenitude."
"Como a semente em solo fértil, o amor não tenta modificar o local onde se enraíza".
“Como ajudantes, temos a ideia de que devemos, a qualquer preço, manter uma pessoa viva e ajudá-la a ter uma vida feliz. Entretanto, ela está entregue a outras forças, diante das quais nossos esforços fracassam. Ao invés de nos vermos apenas diante da pessoa que busca ou necessita da nossa ajuda, olhamos para além dela. De repente, sentimos que há outras forças em ação, que são maiores que nós. Aí nos acalmamos. Muitas vezes, também conseguimos olhar de outra maneira para a criança, sem preocupações.”
” Nessa ordem
Aos Pais:
-
obrigado,
-
por favor,
-
sinto muito.
Ao parceiro (a)
-
sinto muito,
-
por favor,
-
obrigado.”
“Todo o completo é silencioso. Provém do silêncio e regressa a ele, porquê todo o centrado, por estar completo, permanece silencioso.”
” Sem pai, sem vida, sem pai, sem felicidade.”
“As grandes palavras surgem do silêncio.
Precisam de tempo até que fiquem
maduras e caiam da árvore do conhecimento
como fruta madura. São palavras
que surgem da compreensão.”
“O sentimento de culpa
é um substituto da ação.
Quem se sente culpado
não faz nada.
Permanece passivo.”
“Uma pessoa está em paz, quando todas as pessoas que pertencem a sua família tem um lugar em seu coração.”
“Sábio é aquele que sabe os limites do que pode ou não ser realizado.”
“Somente o que não pode ir adiante nem continuar fluindo,
precisa acumular e garantir muitas coisas.”
“Onde mora o divino? Mora no abismo, num abismo infinito. Nesse abismo caímos todos.”
A vida nos inunda, nova e inteira em cada momento. Consideramos natural que estejamos vivos. Tão natural que pensamos que temos a vida, e a chamamos de “nossa vida”
“O amor preenche o que a ordem abarca.
O amor é a água a ordem é o jarro.
A ordem ajunta, o amor flui.
Ordem e Amor atuam juntos.”